Fitas

Hoje ao cozer estas minhas fitas, foram tantos os pensamentos que vieram à minha mente... 


Desde o inicio nunca foi muito bem o curso que sonhei para mim, e admito que o primeiro ano do mesmo foi um pouco complicado. Praxes... Frequências... Colegas novos... Ambiente novo...

Mas o segundo ano chegou e com ele o primeiro ensino clínico, no qual tive a oportunidade de me sentir verdadeiramente útil ao cuidar de um doente e ouvir da boca da mesma que eu era e a tratava como a própria família nunca fez. E aqui sim, senti um bichinho a crescer dentro de mim e a começar a apreciar aquilo que fazia.

Terceiro ano? Bem, o pior e o melhor da minha vida por imensos motivos, mas há que guardar aqueles que tornaram o meu ano bom... Psiquiatria, um dos melhores ensinos clínicos do meu percurso académico, aquele que me fez colocar tanto em prespectiva e a dar importância às coisas que a merecem...

Quarto ano? Ainda faltam alguns mesitos sim. Mas está a ser dos mais trabalhosos e enriquecedores de sempre e chego a este dia a dizer AMO a profissão que escolhi! AMO poder cuidar de que não o consegue fazer por si mesmo! AMO ter aprendido o que aprendi!

Quatro anos... Fui a estudante que escolhi ser, diverti-me nas alturas certas e também fui a pessoa mais responsável sempre que o precisava de ser. Não fui das que ia a todas as festas e mais algumas. Nunca me embebedei ou bebi mais do que devia. Não conheci muitas pessoas. Fiz opções... Ia às festas que achava que seriam um marco na minha vida académica. Bebi apenas um ou dois copos no máximo. As pessoas que conheci? Apesar de não serem muitas, sei que estas serão para o resto da minha vida e que são pessoas que partilham os mesmos ideais que os meus.
Arrependo-me de não ter ido a festas por ter trabalhos, frequências, estágios? Nunca. Este curso também me ensinou a estabelecer prioridades e acho que não perdi nada por ter feito estas opções.

Foram centenas as pessoas com quem me cruzei ao longo deste curso e todas elas de alguma forma deixaram um ponto em mim... Doentes, Tutores, Enfermeiros, Professores, etc etc

Mudei ao longo destes quatro anos. Tornei-me mais responsável, mais atenta, mais exigente com as pessoas à minha volta, menos tolerante ao desperdicio... Mas sei que quando sair do casulo da Universidade estarei mais do que pronta a enfrentar a vida real, porque fui sendo preparada para tal ao longo dos anos.

Não podia deixar de agradecer a todos aqueles que me acompanharam nesta aventura: os meus pais que nunca me cortaram as asas e me apoiaram em todas as decisões, ao meu grupinho da universidade que tantos desafios ultrapassamos, ao meu gangue que elas sabem o porquê e, principalmente àquela pessoa que ao longo de quatro anos mais me aturou, aquela com quem mais falava sobre tudo e mais alguma coisa e aquela sem a qual eu não vivo um único dia da minha vida.

E hoje, a um dia da Benção das Fitas, sinto orgulho de mim mesma, porque foram quatro intensos e dificeis anos e nunca deixei uma cadeira para trás, por mais dificil que a mesma fosse. Sinto orgulho de tudo aquilo que aprendi e de, apesar de ainda não ter o canudo, poder dizer que: Sou Enfermeira!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Noite de Passagem de Ano

Sunshine

Afinal não tão dividida