Serviços de Saúde

Eu, mais do que qualquer outra pessoa, sou uma ferrenha defensora dos profissionais de saúde, quando eles são bons profissionais. É fácil ser-se uma pessoa que vai a um serviço de saúde e queixar-se disso ou aquilo. É fácil... Mas o que essas pessoas não se lembram é que neste momento às muito poucos profissionais para tantos doentes e a culpa por aparecer serviço por fazer não é de quem lá trabalha, é daqueles que não contratam mais profissionais para fazer face ao aumento do número de doentes. Portanto peço-vos que da próxima vez que se queixarem porque 'o enfermeiro isto' 'o médico aquilo' 'o fisioterapeuta o outro', lembrem-se disto: Façam queixa a quem de direito por haver poucos profissionais a trabalhar! Não critiquem aqueles que, por exemplo, (falando pelos enfermeiros) optam por passar um turno de 8 horas sem comer para fazer face ao número de doentes que existe, porque eu sei que um bom enfermeiro é capaz de fazer isso. Porque nas horas de refeição, principalmente nas urgências, chega a ficar um enfermeiro para 50 doentes, quando o rácio enfermeiros/doentes recomendado pela Organização Mundial de Saúde é tudo menos esse. Quando existem enfermeiros a fazer turnos seguidos sem qualquer intervalo de descanso, para substituir um que ficou doente.
Porque não são só os profissionais de saúde que têm que lutar pela saúde em Portugal, são também e sobretudo, os DOENTES!!! LUTEM!!! EXIJAM!!! Tal como nós estamos a tentar fazer!
Só TODOS juntos, podemos mudar isto. Porque TODOS nós, como profissionais, doentes ou familiares, temos contacto com o Sistema Nacional de Saúde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um poema....

Short History