O Final

A maior parte das pessoas não sabe lidar com a morte nem com o sofrimento. O que dizer a uma pessoa que sabe que vai morrer? O que dizer a uma pessoa, que está no seu perfeito juízo e sabe que a morte está ali ao virar da esquina? Como dizer a uma família que o seu ente querido vai morrer? O que dizer a uma família quando o seu ente querido morre? Como se dá esta terrível notícia? O que fazes quando tens uma família a chorar ao teu lado? O que dizes? Muito poucas pessoas sabem lidar com estas situações e, verdade seja dita, todos nós de uma forma ou de outra, tentamos evitar estas situações.
Eu não tenho respostas nenhumas, nem sequer tenho a idade ou experiência de vida e profissional suficientes para as dar. Mas a verdade é que no meu trabalho lido com estas situações todos os dias. Não há fórmulas mágicas... Não há livro de instruções.... Mas na minha ínfima experiência, sei que estas pessoas, estas famílias, não precisam de discursos... precisam apenas de um toque e de un 'eu estou aqui até onde você precisar'.

E isto é para si Sr. P. Você é aquele cuja partida mais me vai custar até agora. Nós sabemos e você sente melhor do que nós que a morte está próxima... demasiado próxima. Você sente melhor que ninguém que já não consegue ir dar os seus passeios pelo hospital, que já não consegue ir sozinho à casa-de-banho e que o seu perfeito juízo já começa a fugir...
Não sei se serei eu a estar ao seu lado quando você partir, mas tenha a certeza, algum de nós estará. Algum de nós estará a dar-lhe uma mão para que você não se sinta sozinho e não tenha tanto medo do fim e iremos fazer de tudo para tentar cumprir os seus últimos desejos.
Obrigada pelas conversas Sr. P., obrigada por aqueles mini passeios que damos juntos, obrigada por me tratar por aquele querido diminutivo, obrigada pelas lições de vida me tem dado.

Dizem que as pessoas não têm medo da morte, têm sim medo da forma de morrer. Na minha curta experiência isso tem apenas uma ponta de verdade. Todos os nossos doentes têm a plena consciência que não irão sofrer, que vão ter uma morte o mais tranquila possível, porque podemos não ter remédio para a morte, mas temos remédios para a dor, para os enjoos, para tudo aquilo que o ponha desconfortável... Só não temos remédio para a chamada 'dor de alma', o que nos deixa tão impotentes.

A vida é demasiado curta, e acho que poucos têm consciência disso, Vivemos a correr, preocupados com futilidades e aparências e na hora final, só uma mão cheia de pessoas estarão ao teu lado quando partires, e são aquelas que verdadeiramente te amam. Aproveita a vida. Não deixes nada por dizer. Nada por fazer. Nunca vás embora zangado com alguém que amas, porque um dia, pode ser a última vez que o vês.

Uma das frases que está nas paredes do nosso Hospital


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um poema....