Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2013

Alcunhas

Odeio alcunhas! Apenas gosto e autorizo utilizarem um diminutivo do meu nome e aquele que eu já utilizo à anos e que já tem a sua historia. De resto, ODEIO alcunhas! Odeio que me tratem por nomes nos quais eu não me revejo, e se não conhecem aqueles pelos quais não me importo de ser chamada, sabem bem qual o primeiro nome que está no meu Cartão de Cidadão. Existe quem não se importe, talvez por se sentir habituado à alcunha ou ter orgulho em utilizá-la, por exemplo. No entanto, eu lutei para que o nome que tenho à uns anitos já, significasse algo para os outros e que quando ouvem esse nome, sabem muito bem do que essa pessoa é capaz a vários níveis. Portanto, não sou alcunhas, apenas gosto do meu pequeno diminutivo que foi colocado por pessoas que gostam de mim. Sou a pessoa do nome que envergo e ODEIO alcunhas!

(In)Visível

Porque é que apesar de tantas boas pessoas à minha volta, em quem confio e que apesar de não partilharmos o mesmo sangue, chamo de família do meu coração, me sinto sozinha?

Vozes

Imagem
Há vozes fantásticas, que no seu anonimato, nos conseguem fazer seguir o seu trabalho :D E as guitarras.... God!

Caminho

Parece que hoje andei a tratar daquela preciosa coisa que se chama primeiro emprego/trabalho. Não é fácil deixar a asa da escola e dos nossos tutores e de repente nos depararmos com um voo a solo, tendo apenas como único elemento de segurança um curso de quatro anos e todas as palavras que nos foram dizendo ao longo do mesmo. Apercebi-me que apesar de ter tido sempre um pai que me abriu os caminhos e as portas, mas deixando-me caminhar sozinha, tendo estado hoje ao meu lado a fazer o mesmo que sempre faz, este é o momento em que tenho que dar todos os passos sozinha e isso, foi absolutamente aterrorizante. Caminhar... Passo a Passo... Esse é o mantra.
Acho que realmente nos apercebemos do quanto amamos a nossa profissão, quando à menos de quatro semanas, estávamos em contacto com ela e já sentimos uma necessidade extrema e um pequeno vazio no nosso coração por não estarmos a fazer aquilo que gostamos. Sinto falta de me sentir útil... Dos doentes... Do trabalho... Dos Fármacos... De tudo....

Final

Imagem
Parece que foi ontem que os mais recentes enfermeiros do nosso país, cortaram o cordão umbilical com a Universidade, eu incluída. Por muito bonita que seja a Benção das Fitas, com toda a nossa Academia, para mim não existe celebração mais bonita e sentida do que a Missa de Finalistas de Enfermagem. Desde a farda que vestimos, aquela que foi a última vez que vestimos, mas que simboliza a profissão que amamos e que vamos exercer... O atirar da capa negra para o lado, simbolizando o abandono do negro do traje, do ser estudante e passarmos a ser verdadeiros enfermeiros... O chamarem o nosso nome para recebermos este símbolo da nossa profissão, aquela lamparina que a primeira de nós, usava para iluminar o seu caminho dos longos corredores escuros e frios, onde se encontravam os feridos da guerra... O juramento que fizémos, que nos guiará para o resto da nossa vida... A atuação da Tuna da nossa Escola nos Claustros da Sé, com as músicas que nos acompanharam ao longo destes quatro an

Dedicatória

A dedicatória que escrevi para o documento final da Monografia do meu grupo: Aos nossos pais, irmãs e amigos que são a luz que nos guiou ao longo destes quatro anos para a concretização deste nosso sonho. Foram anos de trabalho árduo, de obstáculos, de difíceis decisões… Mas foram sobretudo anos de muita alegria, sorrisos, desafios, experiências e de muitas conquistas. É a eles que muito devemos, por nunca terem desistido de nós e da paixão que temos pela nossa futura profissão. Por nós, por vós e por todos aqueles que um dia precisarão da nossa mão… Foram muitas as pessoas que nunca desistiram de mim neste meu percurso... Todos aqueles que no meu primeiro ano, nunca me deixaram cair, apesar de eu ter considerado realmente a desistência... No meu primeiro estágio em Medicina, que foi o maior impacto da minha vida, das vezes que quis desistir e todos os dias o meu pai me dizer Amanhã vamos à escola tratar da tua desistência, faz só mais este turno  e assim fiz 9 longas sem

Verão

Bem.... Parece que eu sou pessoa mesmo de Inverno... Acho que a única coisa que gosto nesta temporada é mesmo o estar dentro de água, porque de resto: Não gosto de me sentir abafada e por mais que faça o calor não me sair de cima... Não gosto de ser uma pessoa naturalmente hipotensa e com este calor, a tensão arterial descer mais ainda para valores compatíveis a lipotimias... Não gosto de não conseguir dormir bem à noite com o calor... Sim, sou mais pessoa de Inverno, nasci no Inverno e apesar da chuva.... considero-a a melhor coisa do mundo :)

Sejam Diferentes

Agora licenciada e após quatro anos de curso, de uma responsabilidade que poucos mais cursos têm e ainda de muitissimo trabalho acrescido, posso dizer: Envolvam-se com a vossa Universidade, não façam apenas aquilo que é esperado de vós, porque isso é fácil: frequências, desfiles, semanas académicas, exames, ir a conferências porque se é obrigado e tantos outros... Tal como disse a um grupo de estudantes do 12ºAno que foi conhecer a minha Escola, envolvam-se, não tenham medo. Organizem coisas novas... Não façam copy paste de todos os trabalhos... Sejam criativos... Vão contra a corrente... Envolvam-se em projetos da vossa universidade... Criem projetos na vossa universidade... Isso sim, para mim é um bom estudante. Fiz tudo isto e para tudo isto tive tempo :)

Minha Cidade

Imagem
Ó Viseu Graciosa Cidade tu és jardim Tens flores em teus recantos Ó Viseu tu és assim. Em ruelas e calçadas Em cantos e guitarradas Canto a ti Viseu, minha cidade, Em vielas e arruadas Em prosas e cantatas Canto a ti Viseu, minha saudade... Viriato em tua guarda E lá no alto a Sé Dom Duarte, Infante Henrique Imponente sempre em pé. Em ti há sete torres Que se erguem para o céu São marcos da tua glória Que o povo não esqueceu. (Tunadão 1998) Porque esta é de todos os estudantes da maravilhosa Cidade de Viseu, aquela que me viu nascer e crescer. Não somos uma Academia grande, mas somos uma Grande Academia, uma que transmite a cada um dos seus estudantes, a paixão pelo traje, pelas tradições, pela cidade... Pertenço de alma e coração a esta cidade, sem nenhuma vergonha de o dizer abertamente.

A(c)tualização

10 Meses nos quais: Livros: 1 leitura Séries: 0 visualizações Filmes: Well, apenas aqueles que faziam barulho de fundo enquanto estudava Tendes que actualizar estes números enquanto procuras o tão famoso 1º Emprego :)

O Início

Imagem
Parece que foi ontem durante o dia que na prática terminei o meu curso :) Claro que ainda me faltam pequenas burocracias, mas na sua essência, o curso está terminado. Tenho orgulho em tudo o que passei até este momento, até ao momento de poder dizer que sou Enfermeira. Do momento de poder fazer algo de útil com a minha vida e de poder ajudar outros sem reservas, apesar de durante o curso já ter tocado o coração de centenas de doentes. Sim, sou Enfermeira, agora e sempre :)